A luz azul faz parte do espectro da luz do sol e ao longo do dia chega à terra com diferentes intensidades, começa a aumentar assim que o sol nasce e atinge o seu valor máximo quando o sol está mais alto, por volta do meio-dia, e diminuí gradualmente atingindo um valor mínimo quando o sol se está a esconder no horizonte.
Com a preocupação da eficiência energética começou-se a usar muito mais fontes de iluminação LED (Luz fria) em detrimento das fontes incandescentes (emitem luz por aquecimento como o sol). Devido à sua energia, a luz azul torna a imagem mais brilhante, mais branca e por isso é muito usada em luzes artificiais e em ecrãs, numa quantidade relativa muito superior à emitida pelo sol.
A luz azul ao entrar nos nossos olhos em grande quantidade e durante vários anos pode acelerar o envelhecimento das estruturas oculares, nomeadamente a retina. Pode também afectar o ciclo circadiano perturbando a qualidade do sono.
A luz azul está presente numa quantidade muito maior nos ambientes artificiais (no interior de edifícios, computadores, telemóveis, tablet, etc) do que nos ambientes naturais e visto que cada vez mais estamos mais tempo por dia expostos a estes meios é necessário termos alguns cuidados de proteção ocular contra a Luz Azul.
O nosso filtro contra a luz azul (Bluetech) é ideal para nos proteger de forma equilibrada e mantendo o mais possível a natureza das cores.